Mãezinhas
  •  

    Barrigudinhas

  •  

    Mãezinhas

  •  

    Pequenos

  •  

    Dicas

  •  

    Família

  •  

    Festas

    • 1

      Colunistas

      Bilinguismo Precoce - Como aprender outro idioma desde cedo pode ser bom para o seu filho

      15/06/2016 POR Karen Rodrigues

      Já na gestação pais bilíngues prometem falar em outra língua com seus filhos, inglês, alemão, francês, enfim... Muitos conseguem, outros ao ver a dificuldade em passar informações na segunda língua acabam desistindo; e ainda tem aqueles que sentem receio de prejudicar a língua de origem, ou língua-mãe falando em outro idioma.

      Pois é, nesse mundo globalizado sabemos que poder se comunicar em mais de uma língua é uma ferramenta muito relevante para os estudos, oportunidade profissional ou mesmo lazer como assistir um bom filme e viajar. Por isso minha intenção é esclarecer que incentivar o bilinguismo precoce pode ser muito positivo, desde que os objetivos dos pais sejam saudáveis e que tudo aconteça de modo natural.

      O que as pesquisas mostram?

      Olha isso que legal, uma pesquisa utilizando um aparelho acoplado na chupeta do bebê, que mede a intensidade com que a chupeta é sugada, sinalizou que bebês ao ouvirem pessoas ao redor falando em outra língua, sugavam a chupeta com maior entusiasmo. Isso significa que mesmo bebês que ainda não falam, já podem ser estimulados em outra língua.

      Um fato muito importante trazido no livro intitulado "Consequences of Bilinguism for Cognitive Development" que compara o bilinguismo e o desenvolvimento cognitivo – e toda vez que eu cito "cognição" quero falar de memória, inteligência e aprendizado – mostra que crianças bilíngues tiveram vantagens na resolução de problemas que requeriam inibição de informações não relevantes, ou seja, os pequenos focaram única e exclusivamente nas informações que lhes trariam alguma vantagem e na vida é algo extremamente útil!

      O autor do livro conclui que o bilinguismo acelerou o desenvolvimento da atenção seletiva em informações importantes. Além de que, crianças bilíngues mostraram melhor desempenho para resolver tarefas que crianças monolíngues.  

      Existe uma área no cérebro chamada hipocampo, que auxilia no controle da memória e atinge a maturidade aos 18 meses. Essa é uma das razões para alguns especialistas acreditarem que recém-nascidos têm a capacidade de se lembrar das coisas. O que significa que sim, seu bebê está absorvendo tudo, inclusive uma nova língua mesmo antes de verbalizar.

      Um mito?

      Achar que estimular o bilinguismo atrasa a língua-mãe. Isso já caiu por terra! As pesquisas mostram que não há atraso considerável.

      A dúvida que paira no ar é: como fazer isso aqui em casa?

      Mesmo que você não tenha avançado nível proficiência em inglês ou outra língua que queira ensinar para seu bebê, pode trabalhar e ensinar de uma forma bem tranquila, por exemplo, existem frases que você repete todos os dias, não tem? Como "bom dia!", "você está com fome?", "vamos trocar a fralda?", essas frases podem ser faladas na segunda língua. 
      E claro, muitas vezes você vai esquecer e na força do hábito vai voltar a falar sua língua, mas para isso também tem solução: espalhe pela casa bandeirinhas do país que você está ensinando a nova língua. Por exemplo, se for alemão, coloque uma bandeirinha da Alemanha no quarto, uma na sala, outra na cozinha... e quando você olhar, lembrará de utiliza-la.

      As primeiras palavras aprendidas pelo bebê, geralmente são objetos ou coisas palpáveis como "bola", "água", "papai", "mamãe", ensine isso na outra língua trazendo sempre o objeto perto do seu rosto e fale pausadamente, para que o bebê analise o movimento da sua boca, preste atenção no som e o visualize objeto.

      Começar em casa é o primeiro passo, depois é interessante procurar escolas que possam dar continuidade, pois se não se não houver repetição e treinamento, cairá no esquecimento. A não ser, claro, que você tenha domínio da outra língua e consiga executar bem em casa.

      É importante que você mãezinha e paizinho entenda que o bilinguismo tem influencias no desenvolvimento cognitivo do bebê e que se levado de forma natural e gostosa trará sim inúmeros benefícios.

      Aproveite!

      Enjoy!

      Approfittate!

      Que lo disfruten!

      Crédito foto: Shutterstock

      Bilinguismo Precoce - Como aprender outro idioma desde cedo pode ser bom para o seu filho

      A FISIOTERAPEUTA INFANIL

      Karen Rodrigues

      Graduada pela Associação Catarinense de Ensino - ACE, em Jlle, é especializada e apaixonada por Desenvolvimento Infantil. Estudiosa da primeira infância por amor pela ciência, é socia-proprietária da Spaço Mãe e Bebê, onde trabalha com estimulação aquática e de solo infantil.

    Comente com o facebook
  •  
  •  
  •  
  • Bruna Brenneisen
     
     
    Encontro Mãezinhas 2017 - Com Super Nanny
     
     

    MAIS LIDAS

    FOLLOW @BLOGMAEZINHAS
       
    https://api.instagram.com/v1/users/2234105776/media/recent/?access_token=2234105776.1677ed0.2dda7fa43df54a1193afd8bf7127e7c7&count=12
    Notice: Trying to get property of non-object in /home/blogbruna/public_html/restrito/pg/configuracoes/_configGerais.php on line 200

    Warning: Invalid argument supplied for foreach() in /home/blogbruna/public_html/restrito/pg/configuracoes/_configGerais.php on line 200

    Bruna

    Brenneisen

    QUEM É ELA?

    Publicitária, 24 anos, mãe da Clarinha e do Francisco.

    É casada com Darlan, um papai designer e empreendedor muito dedicado, que não poupou esforços para dar vida a este grande projeto, chamado mãezinhas. Apaixonada pelas palavras escritas, criou o blog para compartilhar das experiências maternas com outras futuras e atuais mamães. Seu maior sonho sempre foi ser mãe, e torná-lo real dia após dia, torna-se uma grande e maravilhosa aventura da vida real, encarada corajosamente por tantas e tantas mulheres pelo mundo a fora.

  •  
  •  
  •  
  •  
    Copyright © 2019. Mãezinhas Todos os direitos reservados.
    Mãezinhas
     
     

    Warning: Unknown: write failed: Disk quota exceeded (122) in Unknown on line 0

    Warning: Unknown: Failed to write session data (files). Please verify that the current setting of session.save_path is correct (/var/cpanel/php/sessions/ea-php56) in Unknown on line 0