Mãezinhas
  •  

    Barrigudinhas

  •  

    Mãezinhas

  •  

    Pequenos

  •  

    Dicas

  •  

    Família

  •  

    Festas

    • 0

      Colunistas

      A rotina diária das crianças na volta às aulas!

      01/08/2016 POR Dulciane Souza

      As férias escolares chegaram ao fim e agosto chegou, marcando o recomeço das aulas das crianças. Arrumar mochilas, rever materiais, conferir uniformes, ajustar os horários. Para muitos pais, a rotina é uma luta e um tanto complicado conseguir organizar o tempo da casa, levando em conta as demandas de toda família!

      Não é novidade a importância da rotina diária, com ela a ansiedade diminui, auxiliando na qualidade do sono. Quando organizamos nosso tempo, o tempo rende! Mas só saber dos benefícios não adianta, o que adianta mesmo é começar.Também não é preciso mudar toda a vida de um dia para o outro, lembre-se: comece aos poucos, mas comece! A frase de que todo caminho começa no primeiro passo, é bem verdadeira! Ajuste um horário daqui, puxe dali, faça combinados com as crianças e tudo vai tomando forma.

      Algumas pessoas já me pediram exemplos de rotina com filhos, com ou sem uma ajudante em casa, como organizar o tempo... Bem, não há uma única resposta, é preciso que pense nas necessidades de sua família e organize (pode pedir ajuda das crianças, do marido, de quem puder colaborar) uma rotina flexível, contemplando os horários fixos (aula, atividades extras, cursos, trabalho, etc.) e o que precisa ser feito entre um horário e outro (tarefas da escola, brincadeiras, comidinhas, banho, atividades domésticas, etc).

      Abaixo, um exemplo de rotina das crianças de uma família (pai, mãe e dois filhos de 8 e 9 anos), em período de aula:

      - 8h45 - 9h15: Café da manhã

      - Depois do café: Fazer sua parte na manutenção da casa (tirar as coisas da mesa do café, arrumar sua cama e seu quarto, ajudar a estender e guardar suas roupas, o que mais for preciso e possível para as crianças de acordo com sua idade)

      - Depois de fazer a sua parte na casa: aulas extras (quando houver) ou brincadeiras de livre-escolha, jogos, filmes, livros

      - 11h30: Hora do banho (principalmente no inverno, horário que não é muito frio)

      - 12h20: Almoço com toda família e escovar os dentes

      - 13h10: Saída das crianças para escola

      - 18h: Retorno das crianças da escola – lembrarem de tirar a lancheira da mochila

      - Fazer tarefas da escola (este horário pode variar, dependendo do volume e complexidade da tarefa – podendo se estender para o próximo dia, pela manhã).

      - Jantar e momento família, conversando sobre o dia durante a refeição

      - Desenvolver alguma atividade calma: leitura, contação de histórias, assistir algum filme curto, etc.

      - 21h30 – 22h: Escovar os dentes para ir dormir

      Além da rotina para as crianças, tem a rotina da casa e essa também você pode fazer, de acordo com sua disponibilidade, você pode dividir entre: o que fazer diariamente, semanalmente, quinzenalmente, mensalmente, e assim vai...

      Outra ideia é desenvolver cardápios semanais, ou simplesmente colocar em uma folha todas as comidas e lanches que a família gosta, assim fica mais fácil para lembrar quando não tem sabe o que fazer para o almoço ou lanche da tarde.

      Pode ter certeza de uma coisa: a rotina vai te ajudar ter mais tempo!

      Lembre-se, qualquer movimento é válido, estipule um começo, faça um esforço e experimente mudar um pouquinho... E se você é fera na organização do tempo, compartilhe suas ideias, vamos nos ajudar, algo que pareça simples para você, talvez ainda não foi pensado por outra pessoa.

      P.S.: Você pode encontrar diversas ideias de cronogramas e rotinas para crianças na internet, vale a pena pesquisar!

      Crédito foto: Shutterstock

      A rotina diária das crianças na volta às aulas!

      A PSICÓLOGA

      Dulciane Souza

      Graduada pela UNIVALI, cursou Psicodrama em Curitiba, trabalhou em escolas de educação infantil na Nova Zelândia e é mãe de Clara e do Joshua. Faz atendimentos a crianças e famílias no consultório em Itajaí, Balneário Camboriú e Camboriú (SC). Ama poder contribuir para a felicidade das famílias!

    Comente com o facebook
  •  
  •  
  •  
  • Bruna Brenneisen
     
     
    Encontro Mãezinhas 2017 - Com Super Nanny
     
     

    MAIS LIDAS

    FOLLOW @BLOGMAEZINHAS
       
    https://api.instagram.com/v1/users/2234105776/media/recent/?access_token=2234105776.1677ed0.2dda7fa43df54a1193afd8bf7127e7c7&count=12
    Notice: Trying to get property of non-object in /home/blogbruna/public_html/restrito/pg/configuracoes/_configGerais.php on line 200

    Warning: Invalid argument supplied for foreach() in /home/blogbruna/public_html/restrito/pg/configuracoes/_configGerais.php on line 200

    Bruna

    Brenneisen

    QUEM É ELA?

    Publicitária, 24 anos, mãe da Clarinha e do Francisco.

    É casada com Darlan, um papai designer e empreendedor muito dedicado, que não poupou esforços para dar vida a este grande projeto, chamado mãezinhas. Apaixonada pelas palavras escritas, criou o blog para compartilhar das experiências maternas com outras futuras e atuais mamães. Seu maior sonho sempre foi ser mãe, e torná-lo real dia após dia, torna-se uma grande e maravilhosa aventura da vida real, encarada corajosamente por tantas e tantas mulheres pelo mundo a fora.

  •  
  •  
  •  
  •  
    Copyright © 2019. Mãezinhas Todos os direitos reservados.
    Mãezinhas