Mãezinhas
  •  

    Barrigudinhas

  •  

    Mãezinhas

  •  

    Pequenos

  •  

    Dicas

  •  

    Família

  •  

    Festas

    • 1

      Mãezinhas

      Amamentar em lugar público. Certo ou errado!?

      15/02/2016 POR Bruna Brenneisen

      Você já deve ter notado que de uns meses para cá, o tema ‘amamentar em local público’ tem tomado grandes proporções na mídia, correto? O que me impressiona são as diferentes opiniões para um assunto que deveria ter apenas um modo de pensar, uma única opinião.

      Sim meus caros e minhas caras, existem pessoas que acham um absurdo esse negócio de amamentar em lugar público. Espero sinceramente que assim como eu, você também esteja assustado (a) em saber que pessoas assim existem e habitam normalmente entre nós. 


      Costumo dizer que o blog é um canal dinâmico e gosto que cada um se sinta livre pra expressar suas ideias, mas dessa vez, a coisa é bem diferente, dessa vez todos devemos nos unir em prol de uma única causa. Várias mamães já abordaram (e muito bem) esse assunto, e eu também resolvi deixar resumidamente algumas pontuações sobre o tema, muito porque sou mãe, mas mais que isso porque sou gente, e tenho o mínimo de bom senso e consideração ao próximo. 


      Me pus a pensar no que pode levar uma pessoa a se sentir ofendida com alguém que amamenta seu filho em um local público, os seios da mãe podem deixá-la constrangida? Do que? De quem? Seu namorado ou marido está por perto e pode ver? E ele também não pode virar a cabeça, olhar para outro lado e tirar o foco dos peitos da mulher? Além do mais, os seios não ficam totalmente expostos, em primeiro lugar porque o bebê fica com ele na boca, sua cabecinha e seu corpo escondem boa parte do peito, em segundo lugar porque as mães costumam ser sempre muito cautelosas e cobrem parte do seio com uma toalhinha. Existem ainda as mantas enormes de amamentação que cobrem o bebê por inteiro, elas me dão faltam de ar instantânea só de pensar ter que ficar em baixo daquilo. O caso é que geralmente não dá pra ver nada, mas parece incomodar saber que apesar de as outras pessoas não poderem enxergar perfeitamente, existe sim um seio sendo sugado por um bebê que está faminto.

       

      Acho válido lembrar que a Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda amamentar o bebê até os seis meses de idade de forma única e exclusiva, sem ser necessário incluir outros alimentos, águas ou chás. Isso significa que até esse prazo seu filho terá fome e será alimentado no peito, então não há dúvidas que em muitos momentos você não estará em casa, ou será que seria melhor que a mulher permanecesse seis meses trancafiada em casa para não correr o risco de ter que alimentar seu bebê em local público? Outra opção é deixar o bebê chorando e passando fome até chegar em casa e poder ser alimentado!


      Vale lembrar que veiculou e ainda está veiculando nas mídias sociais a informação de que amamentar em lugar público pode gerar uma alta multa à lactante. Vi muitas pessoas compartilhando essa informação que se espalhou rapidamente pela internet e por conta dela, várias pessoas vieram perguntar se eu já estava sabendo dessa mudança, e posso garantir a vocês: isso não é verídico. Não acreditem instantaneamente em tudo que vocês leem na internet e sempre corram atrás da comprovação das informações. Existem muitos blogs e sites especializados em espalhar falsas notícias para ganhar acessos. Já pelo contrário, em vários municípios do Brasil existem leis que obrigam estabelecimentos que proíbem mães de amamentarem seus bebês a pagarem altas multas.

      Francamente, ver que no país do carnaval, onde culturalmente é natural vermos tantas formas de expressão corporal sendo exibidas, saber que tem gente que ainda se opõe a prática da amamentação em local público é frustrante. Pra finalizar, deixo como reflexão as imagens de uma campanha veiculada no México que  evidencia a realidade vivida por mães que amamentam:


      As fotos em banheiros sujos e fedidos traziam a pergunta: "Você comeria aqui?"

       

      Crédito foto topo: shutterstock

      Amamentar em lugar público. Certo ou errado!?

      A mãezinha

      Bruna Brenneisen

      Publicitária, 23 anos, mãe da Clarinha e do Francisco, e idealizadora do projeto Mãezinhas.com

    Comente com o facebook
  •  
  •  
  •  
  • Bruna Brenneisen
     
     
    Encontro Mãezinhas 2017 - Com Super Nanny
     
     

    MAIS LIDAS

    FOLLOW @BLOGMAEZINHAS
       
    https://api.instagram.com/v1/users/2234105776/media/recent/?access_token=2234105776.1677ed0.2dda7fa43df54a1193afd8bf7127e7c7&count=12
  • Sabe aquele tipo de casal que você fala: “-Mano, eu boto muita fé neles!”!? É esse casal da foto que casou ontem. Costumo dizer que pra um casamento ser pra sempre nos dias atuais, com tantas possibilidades de desistir pelo caminho sendo cada vez mais facilmente oferecidas, somente é possível tendo Deus no meio, porque daí o casamento passa a ser vivido em sua totalidade. Sabemos que nos casamos não só com a figura do no nosso companheiro (a), é um laço com Deus, e é eterno. Esse casal aqui tem Deus no meio, início e final. Inspiram espera, renúncia, persistência e alegria pra viverem tudo isso! Carol, Mú, vocês costumam falar que somos inspiração pra vocês, preciso dizer aqui que vocês nem sabe o quanto também são inspiração pra gente, daquele tipo que faz pensar: “-Tomara que meus filhos sejam como eles!” Parabéns por ontem e por toda história de vocês. Estaremos aqui pro que der e vier! Amo vocês! ❤️ #ogrinhosday
  • Só eu que tenho vontade de esmagar demais!?
  • Dia de sentir Deus em todos os lugares. Até brincando aos sons dos passarinhos! ❤️
  • Aqui está o meu coração! ❤️ #família
  • O Rio de Janeiro continua lindo [...]
  • Alguém falou “diversão!?”
  • Mais uma viagem deliciosa começou. Dias pra ficar pertinho, colado, praticamente grudado, porque se essa não é a parte mais deliciosa de uma viagem em família, eu não sei qual é! ❤️ #família #amormaior
  • 5 anos atrás iniciava um novo ciclo que escreveria toda a história da minha vida dali em diante. 
Como diz a poeta: “Tú é o ser mais bonito que eu tive a sorte de conhecer!” Te amo @soudarlan ❤️
  • Inspirados e revigorados para dar e ser o melhor que pudermos naquilo que amamos. Trabalhar pra nós é uma missão, uma forma de ser feliz, fazer pessoas felizes e um mundo melhor. (Fotos RD 2018 e RD 2017) ❤️
  • Minha mocinha! ❤️ Minha parte!
  • Meu mocinho! ❤️ Minha parte!
  • Parece que foi ontem mesmo que eu pedia incessantemente a minha mãe, que me deixasse dormir na casa da minha prima Táta. Eram os dias mais esperados da minha infância! Alguns aninhos mais tarde chegou a hora das nossas filhas fazerem a mesma coisa. Emocionada estou, apenas isso. ❤️
Duas Clarinhas lindas que mais parecem irmãs do que primas! 😝
  • Bruna

    Brenneisen

    QUEM É ELA?

    Publicitária, 24 anos, mãe da Clarinha e do Francisco.

    É casada com Darlan, um papai designer e empreendedor muito dedicado, que não poupou esforços para dar vida a este grande projeto, chamado mãezinhas. Apaixonada pelas palavras escritas, criou o blog para compartilhar das experiências maternas com outras futuras e atuais mamães. Seu maior sonho sempre foi ser mãe, e torná-lo real dia após dia, torna-se uma grande e maravilhosa aventura da vida real, encarada corajosamente por tantas e tantas mulheres pelo mundo a fora.

  •  
  •  
  •  
  •  
    Copyright © 2018. Mãezinhas Todos os direitos reservados.
    Mãezinhas