Mãezinhas
  •  

    Barrigudinhas

  •  

    Mãezinhas

  •  

    Pequenos

  •  

    Dicas

  •  

    Família

  •  

    Festas

    • 1

      Pequenos

      Amarelão. O que é isso?

      30/03/2016 POR Bruna Brenneisen

      O nome correto é Icterícia, mas é popularmente conhecido como ‘Amarelão’, e chega a atingir mais de 50% dos bebês após o nascimento. Se você não sabe exatamente do que se trata, vale a pena continuar lendo.

      Se você é mãe de segunda viagem muito provavelmente já sabe melhor o que seria isso, porém, durante os 9 meses de gestação são tantos assuntos importantes e novos para serem pesquisados e descobertos, relacionados a gravidez e o bebê que vai nascer, que algumas coisas acabam passando despercebido. Normal! No meu caso foi assim com a Icterícia. Nunca havia lido nada sobre este assunto e não fazia ideia do que se tratava, e cerca de 3 dias após o nascimento da Clara, quando estávamos para receber alta, foi preciso fazer uma coleta de sangue para diagnosticar se a Clarinha estava ou não com esse problema. Cerca de 1 dia depois veio o resultado: positivo. Pronto, me desesperei, cai em prantos, chorava sem parar e infelizmente o médico não foi nenhum pouco cauteloso comigo, tampouco me explicou o que se tratava. Disse que o exame havia dado positivo e que portanto a Clara não poderia receber alta e teria que realizar os procedimentos necessários para reverter o seu quadro. Assim que falou isso, eu desabei e ele complementou: “- Não entendo o porque de as mães fazerem tanto alarde com isso!”. Ahhhh, não era pra menos, eu não fazia ideia do que era o problema, ninguém havia me explicado, simplesmente me disseram que a minha filha que até então receberia alta naquele dia, teria que ficar mais uns dias internada por conta da Icterícia! Ia saber que tal de Icterícia era essa, e que consequências poderia trazer a vida dela?

      Espero que caso seu bebê venha a passar pelo mesmo, você possa ter mais sorte que eu, e te ao menos um médico que te explique bem a situação. Em nosso caso recorrermos ao Google e a todos os artigos que encontramos que abordavam o tema, e mais tarde vimos que não era pra desespero, pois dificilmente um caso de Icterícia se torna grave.

      Pra esclarecer então, a Icterícia é portanto uma alteração fisiológica, ou seja, muda a cor da pele e do branco dos olhos do neném deixando-os mais amarelados. Isso ocorre pelo excesso de bilirrubina no sangue, que é justamente um pigmento de cor amarelada, produzido normalmente pelo metabolismo das células vermelhas do sangue. O ‘amarelão’ como é conhecido, não chega a ser considerado uma doença, mas é necessário alguns procedimentos para que o bebê possa voltar ao seu estado normal, e se ela alcançar um número mais elevado será necessário que o bebê faça fototerapia, que é um banho de luz, que acontece como o que você pode ver na imagem abaixo:

      dfvds

       

      Apesar de muito comum, foi justamente esse banho de luz foi que me assustou bastante, pois o bebê precisa ficar num berço, com uma fonte de luz em tom de azul que vai converter essa bilirrubina em outra substância e deixar o tom da pele em seu estado natural novamente. Porém na maioria dos casos você não pode permanecer na sala de fototerapia todo o tempo, você tem que deixar seu recém nascido lá, deitadinho, sem roupinha, com os olhinhos vendados por muitas horas (que variam de acordo com a gravidade de cada bebê). Quando ganhamos o neném queremos ficar com ele o tempo inteiro, os hormônios da mamãe estão de fato muito alterados, e ter que se afastar do seu neném e vê-lo desse jeitinho, por vezes chorando incomodado, é muito agoniante para qualquer mãe. Porém vale lembrar daquele ditado popular: “Dos males, o menor!” E de fato, passado esses dias, você percebe que não era algo tão complicado, você vê outras mães passarem por situações ainda mais difíceis que a sua e se dá conta de que não havia motivos para tanto desespero. Mas é normal que nos preocupemos, claro!

      Espero que tenha ajudado um pouco e se vocês vierem a passar pela mesma situação que eu, tentem lembrar de manter a calma, e pensar que muito em breve você terá muito tempo para curtir e amar seu bebê.

      Um abraço fraterno!

      Créditos fotos: Shutterstock

      Amarelão. O que é isso?

      A mãezinha

      Bruna Brenneisen

      Publicitária, 23 anos, mãe da Clarinha e do Francisco, e idealizadora do projeto Mãezinhas.com

    Comente com o facebook
  •  
  •  
  •  
  • Bruna Brenneisen
     
     
    Encontro Mãezinhas 2017 - Com Super Nanny
     
     

    MAIS LIDAS

    FOLLOW @BLOGMAEZINHAS
       
    https://api.instagram.com/v1/users/2234105776/media/recent/?access_token=2234105776.1677ed0.2dda7fa43df54a1193afd8bf7127e7c7&count=12
    Notice: Trying to get property of non-object in /home/blogbruna/public_html/restrito/pg/configuracoes/_configGerais.php on line 200

    Warning: Invalid argument supplied for foreach() in /home/blogbruna/public_html/restrito/pg/configuracoes/_configGerais.php on line 200

    Bruna

    Brenneisen

    QUEM É ELA?

    Publicitária, 24 anos, mãe da Clarinha e do Francisco.

    É casada com Darlan, um papai designer e empreendedor muito dedicado, que não poupou esforços para dar vida a este grande projeto, chamado mãezinhas. Apaixonada pelas palavras escritas, criou o blog para compartilhar das experiências maternas com outras futuras e atuais mamães. Seu maior sonho sempre foi ser mãe, e torná-lo real dia após dia, torna-se uma grande e maravilhosa aventura da vida real, encarada corajosamente por tantas e tantas mulheres pelo mundo a fora.

  •  
  •  
  •  
  •  
    Copyright © 2019. Mãezinhas Todos os direitos reservados.
    Mãezinhas