Mãezinhas
  •  

    Barrigudinhas

  •  

    Mãezinhas

  •  

    Pequenos

  •  

    Dicas

  •  

    Família

  •  

    Festas

    • 1

      Pequenos

      Mitos e verdades sobre vacinação

      25/03/2016 POR Bruna Brenneisen

      Vacina é coisa séria, com ela não se brinca, não se bobeia, não se deixa pra depois. Hoje falaremos sobre alguns mitos e verdades que você pode ter ouvido e pode ter dúvidas sobre o assunto.

      1. Vacinas podem causar autismo?

      MITO: A base para a falsa alegação de que a vacina tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola) causa autismo é um estudo de 1998, desmentido por inúmeras pesquisas. Posteriormente, foi descoberto que o autor recebeu pagamento de escritórios de advocacia envolvidos com processos de indenização contra indústrias farmacêuticas. Ele respondeu criminalmente pela conduta e teve o trabalho removido dos arquivos de revista científica que o publicou. 

      2. O mercúrio contido na vacina a torna perigosa.

      MITO: Nunca foi provado que a concentração de timerosal (conservante à base de mercúrio presente nas vacinas multidose) é suficiente para causar danos ao organismo. Apesar disso, atualmente, o timerosal não está contido em nenhuma vacina de apresentação monodose. 

      3. Pegar doença é melhor que vacina.

      MITO: Pegar a doença não é melhor do que vacinar. Além do risco de complicações, contrair a doença nem sempre é garantia de imunidade permanente, facilita a infecção de pessoas mais suscetíveis e pesa no bolso. O custo com medicamentos ou hospitalização é superior ao investido em imunobiológicos.

      4. Vacina de clínica particular é melhor que de posto de saúde público.

      MITO: As vacinas das clínicas privadas não são mais eficazes que as oferecidas gratuitamente ou vice versa. Pode haver pequenas diferenças relacionadas às eventos adversos, mas ambas são submetidas aos mesmos processos de controle de qualidade e segurança antes e depois da comercialização.

      5. Vacinas da gripe causam gripe.

      MITO: A vacina contra a gripe não possui vírus vivo, portanto é incapaz de causar gripe. A confusão geralmente ocorre por conta da cocirculação de outros vírus respiratórios e porque muitas pessoas já têm o vírus incubado quando recebem a vacina.

      6. Adultos não precisam tomar vacina.

      MITO: Adultos não podem negligenciar a vacinação. Diversas vacinas disponíveis hoje em dia não existiam até bem pouco tempo, e imunobiológicos como a tríplice bacteriana precisam de doses de reforço periódicas para continuarem a conferir proteção adequada. Indivíduos submetidos a riscos ocupacionais, portadoras de condições que prejudicam o sistema imunológico e contactantes de pacientes especiais devem ter atenção redobrada.

       7. Prematuros não devem ser vacinados.

      MITO: Prematuros podem e devem ser vacinados. É necessário apenas aguardar o bebê chegar a 2kg para aplicar a vacina BCG e evitar vacinas orais de vírus vivos durante a internação. Ao completar um mês, o sistema imune do prematuro se iguala ao da criança que nasce no “período regular” .

      8. Se a doença é rara, eu não precio tomar vacina.

      MITO: A vacina não deve ser abandonada, mesmo se os casos de determinada doença chegarem a zero. Os vírus e bactérias continuam a circular no mundo, alguns deles não dependem de humanos par a transmissão, e as vacinas não são 100% eficazes. O sucesso depende da atenção constante.

      9. É preciso aguardar um mês entre doses de vacinas diferentes.

      VERDADE PARCIAL: Essa recomendação só é verdadeira para as vacinas vivas injetáveis, que devem ser aplicadas no mesmo dia ou com um mês de diferença entre cada dose. A reação imunológica causada por essas vacinas pode interferir na resposta à vacina posterior. 

      10. Se estiver doente, não pode ser vacinado.

      VERDADE PARCIAL: Não é uma contraindicação, apenas uma precaução em casos de doenças febris graves e moderadas, pois pode prejudicar o diagnóstico. A melhor conduta nessa situação é seguir a recomendação do médico pessoal.

      11. É necessário repetir a vacina oral caso a criança golfe ou vomite.

      VERDADE PARCIAL: Para a vacina contra a contra a pólio, é. Para a contra o rotavírus, não.

      12. Grávidas ou mulheres amamentando não podem se vacinar.

      VERDADE PARCIAL. Na gestação, não são indicadas vacinas elaboradas a partir de vírus vivos, como a tríplice viral e a varicela. Já durante o período de amamentação, só há restrição quanto às contra a febre amarela e a dengue. São muito recomendadas no período: gripe, tríplice bacteriana acelular (difteria, tétano e coqueluche) e hepatite B.

      Informações retiradas da palestra "Vacinação é proteção para todos", da Flavia Bravo —Presidente da SBIm — Regional RJ, promovido pela Sociedade Brasileira de Imunização, ocorrido em março deste ano.

       

      Crédito foto: Shutersttock

      Mitos e verdades sobre vacinação

      A mãezinha

      Bruna Brenneisen

      Publicitária, 23 anos, mãe da Clarinha e do Francisco, e idealizadora do projeto Mãezinhas.com

    Comente com o facebook
  •  
  •  
  •  
  • Bruna Brenneisen
     
     
    Encontro Mãezinhas 2017 - Com Super Nanny
     
     

    MAIS LIDAS

    FOLLOW @BLOGMAEZINHAS
       
    https://api.instagram.com/v1/users/2234105776/media/recent/?access_token=2234105776.1677ed0.2dda7fa43df54a1193afd8bf7127e7c7&count=12
    Notice: Trying to get property of non-object in /home/blogbruna/public_html/restrito/pg/configuracoes/_configGerais.php on line 200

    Warning: Invalid argument supplied for foreach() in /home/blogbruna/public_html/restrito/pg/configuracoes/_configGerais.php on line 200

    Bruna

    Brenneisen

    QUEM É ELA?

    Publicitária, 24 anos, mãe da Clarinha e do Francisco.

    É casada com Darlan, um papai designer e empreendedor muito dedicado, que não poupou esforços para dar vida a este grande projeto, chamado mãezinhas. Apaixonada pelas palavras escritas, criou o blog para compartilhar das experiências maternas com outras futuras e atuais mamães. Seu maior sonho sempre foi ser mãe, e torná-lo real dia após dia, torna-se uma grande e maravilhosa aventura da vida real, encarada corajosamente por tantas e tantas mulheres pelo mundo a fora.

  •  
  •  
  •  
  •  
    Copyright © 2019. Mãezinhas Todos os direitos reservados.
    Mãezinhas