Mãezinhas
  •  

    Barrigudinhas

  •  

    Mãezinhas

  •  

    Pequenos

  •  

    Dicas

  •  

    Família

  •  

    Festas

    • 0

      Pequenos

      Vacinas - o que são e como funcionam

      21/03/2016 POR Bruna Brenneisen

      Nó último 17 de março, a Sociedade Brasileira de Imunização (SBIM) promoveu o primeiro Encontro SBIM com Blogueiros, reunindo os responsáveis por vários blogs que passam informações relacionados a saúde.

      Como sabem, a internet tem papel fundamental na dissipação das informações, e assim como pode auxiliar muito a vida das pessoas, pode também atrapalhar, isso se ela não for usada com consciência por parte do produtor do conteúdo e do internauta que procura informação. Digo isso, pois sabemos que muitas informações podem ser veiculadas de forma incompletas e erradas, e muitas vezes nós, internautas, procuramos por conteúdos que não deveríamos estar buscando nela. Por isso é preciso haver um bom senso, principalmente quando falamos de questões relacionadas a saúde. Existem muitos canais que produzem bons e confiáveis conteúdos, mas existem aqueles produzidos por leigos e até pessoas de má índole, que de fato passam informações incorretas que podem levar a grandes danos futuros. Por isso sempre me preocupo muito em falar apenas do que de fato tenho conhecimento, e deixar para que profissionais possam falar sobre suas áreas, e se hoje compartilho com vocês um pouco sobre este tema tão importante, que é a vacina, é porque, apesar de não ser uma profissional da saúde, fui muito bem instruída num dia de estudos, por execelentes profissionais da SBIM, que sabem tudo sobre esse universo, e tudo que falo é retirado dessa fonte segura.

      Isabella Ballalai – Presidente da SBIm, conversou conosco sobre o funcionamento das vacinas, visto que temos muitas dúvidas acerca do assunto, e certamente o primeiro dado que mais me impactou foi ter conhecimento de que as vacinas evitam mais de 2,5 milhões de mortes no mundo. É possível ter noção dessa quantidade e de quanto bem elas fazem a toda população? Com um número desses, faz total sentido a frase que eles tanto usaram no evento e que foi tema de uma das palestas, que diz: "Depois da água potável, a vacina é o maior avanço em saúde pública". Nunca havia parado para refletir sobre isso, mas sem elas o mundo seria um verdadeiro caos, com milhares de mortes e doenças, pessoas amedrontadas e hospitais que não caberiam ninguém, muito, muito pior do que já é hoje. De fato, é impossível imaginar o mundo sem elas, tentar pensar nisso é como simular um grande pesadelo. Felizmente, a vacinação é uma das poucas coisas que mais funcionam nesse país. Com isso não quero dizer que tudo está 100%, afinal, muito provavelmente você já precisou ou teve que levar seu pequeno a um posto de saúde tomar uma vacina e ela estava em falta no momento, no entanto elas ainda funcionam e os números de pessoas que tem acesso e elas no Brasil é muito grande.

      Vale lembrar aqui que as vacinas são desenvolvias para proteger bebês, crianças, adolescentes, adultos e idosos de doenças potencialmente graves e de alto impacto na população. Por vezes nos preocupamos apenas com os bebês e crianças que de fato estão iniciando sua trejetória e precisam ter uma série de vacinas, mas as outras faixas etárias da população também devem prestar atenção e tomar suas vacinas em dia, pois a vacina é proteção para todos, e vacina por si só não faz diferença, mas sim a vacinação. Isso porque tomar uma vacina não garante que você está livre de todos as doenças, primeiro porque nenhuma vacina é 100% eficaz, depois porque existem uma série delas, e é preciso manter a carteira sempre atualizada, além de que todos precisamos ter consciência disso. Se apenas eu me vacinar e todos as outras pessoas não, o vírus e as doenças estarão cada vez mais presentes no nosso meio e nos botando em perigo.

      As vacinas tem duas finalidades: criar defesas para que o indivíduo não adoeça, chamada ''imunidade individual'' e diminuir a circulação de vírus e bactérias no ambiente, chamada de "imunidade coletiva". Elas são desenvolvidas de duas formas: "a partir de vírus vivos cultivados e enfraquecidos em laboratório (vacina atenuada) ou de vírus mortos, mas capazes de gerar resposta imunológica (vacina inativada). A inativação pode ser feita por meios físicos ou químicos, engenharia genética, entre outros."

      Ainda segundo a SBIM, há dois tipos de imunização: ativa e passiva. A primeira ocorre quando o próprio indivíduo produz as células de defesa, e a segunda quando os anticorpos são adquiridos de outro organismo — a mãe imunizada que transfere para o filho, por exemplo. A imunização ativa gera memória imunológica; a passiva, não. 

      Pra não me estender demais e deixar esse texto muito grande, finalizo dizendo que voltarei na próxima sexta-feira compartilhando alguns mitos e verdades acerca da vacinação, e deixo para vocês, o site da Sociedade Brasileira de Imunização: www.sbim.org.br. Lá, você terá acesso a tudo que envolve o univero das vacinas de forma segura, e um importantíssimo ebook que fora lançado no evento, que você pode ter acesso em www.sbim.org.br/ebook

      Crédito foto: Shutterstock 

      Vacinas - o que são e como funcionam

      A mãezinha

      Bruna Brenneisen

      Publicitária, 23 anos, mãe da Clarinha e do Francisco, e idealizadora do projeto Mãezinhas.com

    Comente com o facebook
  •  
  •  
  •  
  • Bruna Brenneisen
     
     
    Encontro Mãezinhas 2017 - Com Super Nanny
     
     

    MAIS LIDAS

    FOLLOW @BLOGMAEZINHAS
       
    https://api.instagram.com/v1/users/2234105776/media/recent/?access_token=2234105776.1677ed0.2dda7fa43df54a1193afd8bf7127e7c7&count=12
    Notice: Trying to get property of non-object in /home/blogbruna/public_html/restrito/pg/configuracoes/_configGerais.php on line 200

    Warning: Invalid argument supplied for foreach() in /home/blogbruna/public_html/restrito/pg/configuracoes/_configGerais.php on line 200

    Bruna

    Brenneisen

    QUEM É ELA?

    Publicitária, 24 anos, mãe da Clarinha e do Francisco.

    É casada com Darlan, um papai designer e empreendedor muito dedicado, que não poupou esforços para dar vida a este grande projeto, chamado mãezinhas. Apaixonada pelas palavras escritas, criou o blog para compartilhar das experiências maternas com outras futuras e atuais mamães. Seu maior sonho sempre foi ser mãe, e torná-lo real dia após dia, torna-se uma grande e maravilhosa aventura da vida real, encarada corajosamente por tantas e tantas mulheres pelo mundo a fora.

  •  
  •  
  •  
  •  
    Copyright © 2019. Mãezinhas Todos os direitos reservados.
    Mãezinhas